14 Coisas que você precisa saber antes de viajar ao Peru
Se você está pensando em embarcar em uma aventura no Peru, é vital ir preparado e adquirir informações essenciais antes de sua partida. O Peru, com sua rica herança histórica, beleza natural de tirar o fôlego e cultura vibrante, encanta viajantes de todo o mundo. Este país sul-americano oferece uma infinidade de experiências inesquecíveis. No entanto, para desfrutar ao máximo da sua viagem e evitar inconveniências, é fundamental que se familiarize com alguns aspectos do pais.
Neste guia, vamos falar sobre 14 informações essenciais que você precisa saber antes de viajar para o Peru, incluindo requisitos de entrada, considerações de saúde, bem como dicas valiosas de segurança e transporte.
Prepare-se para descobrir o encanto e os mistérios deste destino cativante, garantindo uma experiência de viagem enriquecedora.
1. Brasileiros precisam de visto?
Brasileiros não precisam de visto para permanecer em território peruano até 6 meses.
2. É preciso tomar alguma vacina?
Além das vacinas de rotina, o país recomenda possuir as vacinas contra febre amarela, hepatite e malária.
Durante a época de Covid foi necessário levar o comprovante de vacinação contra Covid-19 e caso não tivesse tomado, era necessário realizar teste PCR antes da viagem de ida e retorno. Verifique informações locais caso esteja em momento de pandemia.
3. Como evitar o soroche ou mal de altitude?
O mal de altitude pode causar dores de cabeça, cansaço, sensação de falta de ar e em casos mais graves pode gerar náuseas, vômitos, tonturas… Sendo assim aqui vão algumas dicas para ajudar a prevenir e aliviar alguns dos sintomas:
- Para o primeiro dia da viagem, evite caminhadas longas e roteiros cheios. Priorize o descanso.
- Planeje seu itinerário para aumentar gradualmente a elevação.
- Faça refeições mais leves, com menos carboidratos.
- Evite o álcool.
- Beba muita água.
- Ibuprofeno é um bom medicamento que auxilia na diminuição dos sintomas.
- Mastigar folhas de coca ou beber chá de coca.
4. Posso beber a água da região?
Não recomendamos. O ideal é que seja filtrada ou fervida. Contudo, indicamos comprar as águas já engarrafadas.
5. É um lugar seguro?
Sim! As taxas de criminalidade do Peru estão no mesmo nível da maioria das grandes cidades do mundo. Mas claro, todo lugar exige cautela básica.
Dica: Caso viaje a Lima, indicamos o bairro de Miraflores ou San Isidro, esses são bairros mais seguros, principalmente durante noite.
6. Qual a melhor época para visitar?
A estação chuvosa é entre novembro e abril. Durante o auge da estação chuvosa, as trilhas podem ficar lamacentas ou até mesmo fechadas.
De Junho a agosto é a época de seca, e mais movimentada.
Dica: Maio e setembro são meses mais calmos e com dias bons.
7. Posso pechinchar?
Sim! Em feiras, algumas lojas, taxis, passeios, indicamos pedir um descontinho. Por se tratar um destino turísticos, inicialmente os vendedores colocam os preços mais altos.
8. Em qual idioma consigo me comunicar?
O idioma oficial do país é o espanhol. Indicamos viajar com um espanhol básico para se virar. Em alguns lugares turísticos também se entende o inglês, porém com menor frequência.
9. Levar dinheiro ou cartão, Dolar ou Sol?
Muitos lugares aceitam dólar e a moeda local (sol), mas pelo custo-benefício, pagar em Soles é mais vantajoso.
A maioria dos estabelecimentos aceitam cartão, mas fique atento as taxas de seu cartão.
Caso opte por levar dinheiro e trocar pela moeda local, indicamos realizar o cambio no país de destino, a cotação é sempre melhor. Outra dica é levar dólar, acaba compensando mais que real brasileiro.
10. O que devo levar?
Em geral, os itens mais importantes são roupas confortáveis para caminhada, protetor solar, jaqueta leve e dependendo do lugar indicamos repelente.
11. Preciso alugar um carro?
Não é necessário. As cidades estão distantes uma da outra, o que torna a viagem muito cansativa e não recomendada, especialmente devido às estradas desconhecidas. Nesse caso, é mais vantajoso utilizar ônibus ou avião como meio de transporte. Para se locomover dentro de uma cidade, recomendamos o uso de táxis ou aplicativos de transporte como Uber, pois são opções econômicas e, em alguns casos, é possível até mesmo contratar um serviço de transporte por um dia inteiro.
12. Quanto tempo devo ficar em cada lugar?
Pode variar dependendo dos gostos e lugares que você deseja visitar, algumas sugestões são:
- Lima – 1-2 dias
- Cusco – 3 dias
- Vale Sagrado – 2-3 dias
- Trilha Inca – 4 dias
- Lago Titicaca – 1-2 dias
- Arequipa – 2 dias
- Colca Canyon – 2-3 dias
- Linhas de Nazca – 1-2 dias
- Floresta Amazônica – 4 dias
13. Como chegar a Machu Picchu?
Você pode ler o nosso post exclusivo sobre o assunto, mas um resumo possuem duas maneiras populares: Caminhando através da trilha inca ou pegando um trem.
A rota mais popular para caminhadas até Machu Picchu é a clássica Trilha Inca, existindo também outras trilhas alternativas, com um cenário e tempo diferente, além de serem menos movimentadas, como as trilhas de Salkantay, Lares e Ancascocha.
Se você tem pouco tempo ou não gosta de caminhar, aconselhamos ir de trem, que parte da cidade de Ollantaytambo e depois você pode subir até Machu Picchu utilizando um ônibus.
14. Preciso reservar a passagem de trem e bilhete a Machu Picchu com antecedência?
Sim! Não há como comprar ingressos no local, pois há um limitado diário de visitantes para entrar em Machu Picchu. Dependendo da época, pode ser necessário comprar os ingressos com alguns meses de antecedência.
As passagens de trem também esgotam rápido. Reserve com antecedência para escolher o melhor horário.
Gostou? Confira também o post exclusivo sobre Lima e Machu Picchu e bora conhecer este país mágico!
Se você possui o sonho de viajar, mas o pavor de ter que planejar uma viagem? Nós podemos te ajudar! Envie-nos uma mensagem no instagram e te auxiliaremos nessa jornada :)