15 trilhas que você precisa conhecer em Florianópolis - SC

Caminhar enquanto admira as belezas da Ilha da magia, respirando ar puro e depois mergulhar em uma praia paradisíaca ou apreciar a vista do alto de uma montanha. Se você acha que esse contato com a natureza é ótimo, Florianópolis é o lugar perfeito para você desfrutar disso, especialmente por ser um local com inúmeras opções de trilhas dos mais variados níveis.

Bora conferir a lista que fizemos para vocês!?

1. Costa da Lagoa

Excelente opção para um dia diferente com a família e amigos. Acessível somente por trilha ou barco, a Costa da Lagoa preserva muito a história e a cultura dos primeiros colonizadores da Ilha. A trilha é bastante simples e aberta, em sua maior parte é plana. Ela se inicia no Canto dos Araçás, ao final da Rua João Henrique Gonçalves, onde é possível chegar de ônibus ou deixar o carro em um estacionamento. Ali também é o Ponto 3 entre as paradas dos barcos que fazem o transporte entre a Costa da Lagoa e o Centrinho da Lagoa da Conceição. No caminho, você passará por sete vilas, e durante o percurso encontrará diversos restaurantes com comida caseira e principalmente frutos do mar. A trilha leva a uma cachoeira, onde você pode relaxar e tomar um banho nas águas geladinhas para se refrescar após a trilha.

Dica: Você pode realizar a caminhada, tomar um banho de cachoeira, escolher um dos restaurantes para comer e voltar de barco, se der preguiça.

Estão disponíveis barcos oficiais da prefeitura que passam de hora em hora nos 23 trapiches que existem nessas comunidades.

Distância: 7km
Tempo: 2h30min
Nível: fácil

2. Morro do Lampião

A trilha que nos leva ao Morro do Lampião é considerada leve, após uns 30 minutos de subida, no topo do morro, que tem 217 metros, dá para observar o sul da ilha de um lado, e do outro admirar o Pico do Tabuleiro e Morro do Cambirela. Muita gente diz que o local tem a vista mais bonita de Florianópolis.

Distância: 1,3km
Tempo: 30 min
Nível: fácil

3. Vale da Utopia

Localizada na Palhoça, cidade próxima a Florianópolis, cerca de 18km do centro. Essa trilha é ideal para quem ama a natureza, mas não quer passar muito tempo caminhando. O trajeto, começando pela praia da Pinheira, é rápido, cerca de 15 min, e leva a uma linda praia cercada pela natureza.

Distância: 2km
Tempo: 30 min
Nível: fácil

4. Trilha dos Naufragados

Com início na Caieira da Barra do Sul, começa no final da Rodovia Baldicero Filomeno, no extremo Sul da Ilha. Ganhou esse nome, pois embarcações portuguesas ali naufragaram, e desde então já percebemos que essa trilha é marcada por mistérios e histórias oriundos dos acontecimentos registrados no local, desde a colonização da cidade. A praia de destino fica localizada em área de preservação ambiental, em meio a Mata Atlântica. Seu caminho leva a uma deliciosa praia com alguns restaurantes de frutos do mar para um almoço pós trilha. E caso queira seguir alguns minutos a diante, você encontrará uma comunidade local, com uma adorável igrejinha, além de chegar a um pequeno farol que foi construído em 1861, e perto dali o destaque vai para um forte abandonado com canhões datados do século XX.

Dica: É bom levar dinheiro em espécie se quiser apreciar os restaurantes locais.

Distância: 2,5km
Tempo: 50 min
Nível: fácil

5. Trilha das piscinas naturais da Barra da Lagoa

Uma trilha que vale a pena conhecer, tem início depois da ponte do canal da Barra da Lagoa. Leva esse nome por ser um costão com pedras, que forma uma piscina natural, de mar limpo e de um azul estonteante.

Dica: No local, não há extensão de areia e nem vendinhas de comida, você irá se acomodar em alguma pedra disponível. É bom levar canga, água e petiscos.

Antes de fazer a trilha, verifique se o mar da Barra está agitado, caso esteja é bom evitar, pois a piscina não é cercada por rochas, ela leva direto ao mar aberto, necessitando de cautela.

Distância: 600m
Tempo: 20 min
Nível: Fácil

6. Trilha do Gravatá

Inicialmente com uma subida um pouco íngreme (começando na Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, n. 346), é considerada uma trilha tranquila, podendo ser realizada com sandálias. O seu trajeto leva a Praia do Gravatá, uma curta praia com poucas ondas, perfeita para nadar. Em seu percurso você pode admirar do alto a Praia da Joaquina e Praia Mole, por se localizar entre elas.

Dica: Leve água e lanchinhos, pois não conta com estrutura local.

Se for de carro, deixe na Avenida das Rendeiras, próximo ao Bar do Boni, e suba uma rampa de concreto que fica atrás do Bar, pois não há estacionamento próximo do ponto de partida.

Distância: 2km
Tempo: 30min
Nível: fácil

7. Trilha Ecológica do Rio Vermelho

Uma ótima escolha para fazer em família, um misto de lazer e conhecimento. Durante o trajeto é possível ver cerca de 150 animais silvestres de diversas espécies, como macacos jabutis e aves, que foram resgatados pela ONG R3. A trilha é tranquila e possui caminho acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

Todas as visitas são gratuitas, podendo ser feita de terça a domingo, das 10h às 17h. Mas há um limite no número de visitantes, por isso é interessante entrar em contato para verificar a disponibilidade, no site, ou e-mail trilha@fatma.sc.gov.br.

8. Trilhas da Ilha do Campeche

Primeiramente você precisa chegar a Ilha do Campeche, que pode ser acessada com barcos que saem da Praia da Armação, da Barra da Lagoa e da Praia do Campeche. Após um curto passeio de bardo você chegará ao “Caribe brasileiro”, e poderá aproveitar a praia principal ou realizar as diversas trilhas no local. Elas possuem diferentes intensidades e podem durar cerca de 1 à 2 horas, desbravando a ilha, e levando a outros pontos, onde você poderá até realizar mergulho de snorkel e apreciar a vida marinha.

9. Trilha da Praia do Saquinho

Localizada na região sul da ilha, com início na Praia da Solidão. A trilha está inserida em uma região de Mata Atlântica, podendo avistar no seu percurso algumas espécies de pássaros nativos. No meio da trilha há um mirante natural, a Pedra da Vigia, um ótimo ponto para fotos. Apesar do nível fácil, ela é marcada por algumas subidas e descidas, necessitando de uma certa atenção. Ao fim, chegará em uma pequena praia calma e encantadora.

Dica: Caso queira estender a trilha, chegará a “ponta do pasto", nível moderado, e mais a diante levará a praia de Naufragados, nível difícil.

Distância: 1,7km
Tempo: 3omin
Nível: fácil

10. Trilha da Galheta ou da Boa Vista

A praia da Galheta é considerada nudista, mas não é obrigatório estar na praia desta maneira. Acessível apenas por trilha, conta com duas maneiras de chegar, por meio da Barra da Lagoa e através da Praia Mole. Para quem começa na Barra, seu início é após o canal da Barra à direita, em direção ao topo do morro. Do alto, se tem uma vista privilegiada da região, e é dessa paisagem que vem o nome da trilha.

Dica: É uma trilha extensa e sem estrutura, sendo importante um bom preparo físico, levar comidinhas e água.

Já a outra opção de trajeto, é feita a partir do canto esquerdo da Praia Mole, e é bem mais simples, sendo apenas 500 metros de trilha. Uma boa opção para quem quer apenas curtir a praia.

Distância: 500m - 2,5km
Tempo: 15min - 1h30min
Nível: Fácil - Moderado

11. Trilha do Morro das Aranhas

Oferece uma vista deslumbrante, contemplando a ilha, diversas praias, córregos, além de levar a um delicioso banho de mar na praia de Moçambique. Inicia na praia do santinho, na pequena trilha calçada, que serve para visitar as escrituras rupestres da região.

Dica: não vá com crianças e evite levar peso, será necessário o apoio das mãos em alguns trechos.

Distância: 2km
Tempo: 1h
Nível: Moderado

12. Trilha da Lagoinha do Leste

Uma das mais famosas trilhas de Florianópolis. Além de lindo, o trajeto é sinalizado e com barraquinhas ao longo da caminhada.

Existem duas opções de caminho: Partindo da Praia do Pântano do Sul ou da Praia do Matadeiro.

A primeira, com início na Servidão Manoel Pedro de Oliveira, n. 102, é considerada mais difícil, por suas subidas íngremes, porém é menos extensa.

Se você optar por fazer o trajeto partindo da Praia do Matadeiro, o trajeto é mais longo, porém bem menos íngreme. A maior vantagem dessa trilha, é a vista, por não ter vegetação fechada você pode apreciar a paisagem ao longo do caminho.

Ao chegar na praia, se você ainda tiver disposição, vale a pena fazer a trilha da Pedra da Coroa, que leva a uma das mais belas vistas do sul da Ilha e onde você poderá tirar várias fotos instagramaveis. Mas se prepare, porque é um caminho cansativo.

A notícia boa, é que se depois de toda a caminhada, se você cansar, poderá voltar até a Praia do Pântano do Sul de barco, mas fique atento, pois eles só funcionam na alta temporada.

Distância: 2,3km - 4,3km
Tempo: 1h30min - 3h
Nível: Moderado - Difícil

13. Trilha dos Macacos

Leva esse nome por ser um habitat de macacos e pequenos mamíferos. Pouco explorada, é um caminho que fica dentro do Parque Florestal do Rio Vermelho e conecta Vargem Grande até a Praia do Saquinho, na Lagoa da Conceição. Com árvores grandes em seu entorno, uma mata densa onde grande parte do trajeto é pouco sinalizada, tornando essa uma trilha de nível difícil.

Dica: Por ser mata fechada, é fácil se perder. Vá com um guia.

Distância: 8 km
Tempo: 3h
Nível: Difícil

14. Trilha para as cavernas do Pântano do Sul

Uma trilha diferenciada, que leva as cavernas marítimas do Pântano do Sul. A trilha sai do canto esquerdo da praia, passa por uma vegetação bem fechada e termina em um paredão de rochas a serem escaladas, isso tudo leva a cavernas incríveis que você pode entrar quando a maré estiver baixa, ótimo local para relaxar e admirar a natureza.

Dica: realize a trilha com um guia ou com alguém que realmente conheça a região.

Distância: 3,2km
Tempo: 2h
Nível: Difícil

15. Trilha do Morro do Cambirela

Nossa última sugestão, mas não menos incrível, não fica propriamente em Florianópolis, mas na cidade vizinha, Palhoça. Com um início relativamente fácil, aos poucos o trajeto vai se tornando cada vez mais íngreme, necessitando de pequenas escaladas em alguns momentos. Uma trilha para os mais experientes, com uma vista surreal de tirar o fôlego, ao fim, você verá toda a Ilha de Florianópolis e boa parte dos municípios vizinhos.

Como seu percurso é extenso, você pode optar por acampar no cume, e descer no dia seguinte, podendo apreciar um lindo pôr do sol e ver as estrelas bem brilhantes pela noite.

Dica: É importante ir com guia ou alguém que conheça a região, pois é muito fácil se perder.

Se a opção for pernoite, vá preparado pois ao anoitecer as temperaturas caem consideravelmente e não existe nenhuma estrutura de apoio.

Distância: 8km
Tempo: 6h
Nível: Difícil

Se você chegou ao final desta matéria é porque gosta de se aventurar e apreciar a natureza, Florianópolis realmente possui diversas opções de tirar o fôlego.