26 de setembro, Dia Nacional do Surdo

Hoje, 26 de setembro, comemoramos o Dia Nacional dos Surdos no Brasil. Desde 1857 celebramos a conquista da Comunidade Surda pela luta de inclusão e reconhecimento na sociedade.

Vamos falar un pouco sobre Libras, sigla da Língua Brasileira de Sinais. É importantíssimo compreender que é a língua gestual, utilizado na comunicação de surdos. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de Abril de 2002, através da Lei nº 10.436. Sim, é uma língua, que ao invés de usar a oralidade, seu código e meio, utiliza gestos e sinais. É um idioma rico, com regras, estruturas, sintaxe, semântica e pragmática próprias e bem definidas.

A comunicação é formada a partir da combinação do movimento das mãos, do ponto no corpo, onde esses sinais são realizados, forma e expressões faciais. Por exemplo, um mesmo sinal feito em diferentes partes do corpo irão transmitir mensagens distintas.

Outro ponto importante, é sabermos que nem todo surdo, é surdo-mudo. A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, mas as vezes não desenvolveram a fala por não aprenderem ou pode até acontecer de serem surdos-oralizados, que através de fonoaudiologia desenvolveram a fala.

A língua de sinais não é universal, sendo diferente de um país para outro e muitas vezes até de uma cidade para outra, o que chamamos de variedades regionais. Assim como ocorre na língua oral, onde um carioca se comunica de maneira diferente e utiliza expressões diferentes de alguém que mora na região Norte do país, por exemplo.

Segundo o portal MEC, atualmente, cerca de 9,8 milhões de brasileiros são surdos, consequentemente representam, em média, o número de cidadãos que tem como idioma principal Libras, por isso a importância de aprendermos um idioma novo, que é nacional e que traz inclusão ao país.

Bateu uma curiosidade para aprender mais desse idioma?

Conheça alguns meios gratuitos para começar os estudos nesse idioma.

Gostou do conteúdo deste post? Leia mais abaixo.