Blumenau além da Oktoberfest

Um destino com ares europeus. No sul do Brasil, Blumenau é uma das cidades que mais preserva a cultura alemã no país. A gastronomia, as cervejarias artesanais, a arquitetura e até mesmo o sotaque que se escuta nas ruas, tudo lembra o país de origem dos primeiros colonizadores que chegaram em 1850 para fundar a cidade. Destino conhecido como a capital da cerveja, sendo a segunda maior Oktoberfest do mundo.

Outubro é o mês que se celebra a Oktoberfest, tradicional festa alemã, que reúne turistas nessa cidade de porte pequeno com ruas limpas e bem estruturadas. A festa dura 17 dias, e a região fica lotada.

Mas se assim como eu, você está indo para este evento e adora turistar, reunimos dicas para você conhecer mais desse pedacinho da Europa.

Parque Vila Germânica

A Oktoberfest ocorre no Parque Vila Germânica, com uma arquitetura típica, é um local que além de ser palco de grandes eventos da cidade, é também ótimo para ir comer algo típico e comprar lembrancinhas. Próximo desse ponto de partida, você pode realizar um mini tour pelo centro da cidade.

Rua XV de Novembro

Local em que ocorre os desfiles da festa,  e onde está concentrada uma extensa área de comércio. Além disso, abriga os melhores monumentos da arquitetura germânica da cidade, incluindo o Castelinho da XV, uma réplica da prefeitura de Michelstadt, na Alemanha. Também encontrará a famosa Catedral de São Paulo Apóstolo, Teatro Carlos Gomes, Locomotiva Macuca (primeira de Blumenau) e Relógio de Flores.

Parque Ramiro Ruediger

Ao lado do Parque Vila Germânica, se encontra este grande complexo de lazer com 40 mil metros quadrados. Ótimo para apreciar o ambiente arborizado, caminhar admirando o lago, relaxar com a família, com parques infantis e quadras esportivas.

Outros pontos de visitação:

Cervejarias de Blumenau

Uma das principais heranças alemãs, a Blumenau, é o gosto pela cerveja. Então, que tal conhecer as fábricas das cervejas Eisenbahn e a Bierland? Nenhuma delas oferece tour pelo processo de fabricação, mas possuem uma grande janela de vidro onde é possível observar a fábrica, enquanto se degusta as cervejas. Após a degustação poderá aproveitar para comprar os produtos e lembrancinhas do local.

Museu dos hábitos e costumes

Com um custo simbólico para entrar, conta com um acervo de vestimentas, objetos e informações sobre a história da cidade desde o século XIX, nos ensinando sobre as heranças europeias deixadas. Aberto de terça a domingo das 10h às 16h.

Museu da família colonial

Também com entrada de valor simbólico, reserva uma caminhada pela história, expõe peças dos primeiros colonizadores e fundadores de Blumenau. Aberto de terça a domingo das 10h às 16h.

Museu Hering

Como o nome já sugere, é um museu dedicado a contar a história da marca brasileira de roupa. Com uma visita guiada perpassando toda sua trajetória, é um passeio bem interessante, e depois aproveitar o outlet da marca. Aberto de segunda a sábado das 10h às 16h.

Parque das Nascentes

Aos amantes da natureza , é o maior parque municipal do país, com mais de 5 mil hectares, nove opções de trilhas, 350 espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes habitando o local, podendo também se refrescar nos rios e cachoeiras. É um excelente opção de turismo ecológico.

Recanto Paraíso do Miguel

Um paraíso para quem quer aproveitar um clássico passeio em família ou com os amigos, com cachoeiras, riachos, restaurante com comida campeira, churrasqueiras e campo de futebol.

Bora explorar a região?!