Conheça as praias do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é famoso por ser uma cidade litorânea com belezas naturais e também é muito requisitado por suas diversas praias. Pensando nisso, Listamos para você as praias mais buscadas da região e suas características para você aproveitar tudinho desta cidade maravilhosa.
Para facilitar a leitura, dividimos o post em duas partes, onde falaremos das praias do Sul, que são as mais famosas e mais buscadas por turistas, e posteriormente listaremos as Praias da região Oeste, que são mais propícias a prática de surf e por serem menos buscadas, podemos dizer que são menos cheias.
Praias do Sul
Praia do Leblon
O bairro com o metro quadrado mais caro da América Latina, tem seu valor. A sua praia é marcada por estruturas de quiosques e práticas de esporte com uma vista linda, frequentemente cenário de novelas, uma praia indispensável a se conhecer.
Praia de Ipanema
Famosa no mundo inteiro pela música “Garota de Ipanema”. Um lugar mais tranquilo, lado a lado com o Arpoador, com seu mar agitado, com correnteza, em algumas partes, e extensão de areia maior, ótimo para práticas de esporte na areia.
Praia do Arpoador
Uma praia cheia de atrações, sendo point dos surfistas, também possui áreas mais tranquilas para se banhar, além de ter a melhor vista do pôr do sol carioca, nas famosas pedras do Arpoador. É um local que possui uma boa faixa de areia, porém está sempre cheio.
Praia de Copacabana
Com uma faixa de areia enorme, é ponto obrigatório na vinda ao Rio, possui uma vista incrível para a Baía de Guanabara. Local de grande movimento do litoral carioca a qualquer hora, sendo também uma ótima opção para quem quer pedalar, caminhar ou correr.
Leme
Aos que buscam tranquilidade, no meio do agito. Localizada ao lado de Copacabana, mas com a vantagem de ser menos cheia.
Praia Vermelha
Uma pequena praia ao lado do Pão de Açúcar. Seu ponto forte é a linda vista para o morro da Urca, podendo relaxar na areia, tomar uma água de coco em seus quiosques e admirar escutando o som do mar. Contudo não é das melhores praias para um mergulho, mas vale a pena conhecer estando próximo.
Praias da região Oeste
Como dito anteriormente, essas são praias mais propícias a prática de surf e por terem menos gente se comparado com as praias da região sul.
Praia da Joatinga
Refúgio da tranquilidade e sossego, pouco visitada pelos turistas, com suas areias brancas e fofas contudo com um mar mais agitado, ideal a surfistas. Seu acesso é por carro, localizada no meio da estrada do Joá, pouco recomendada a crianças e idosos.
Praia do Recreio
Uma das praias mais limpas do Rio para se nadar.
Praia de Grumari
Linda praia com uma grande extensão de areia e ondas fortes, dominada pelos surfistas. Com 2,5 km de extensão, está localizada no meio de uma região de floresta no parque estadual, longe do agito e cheio de belezas naturais.
Prainha
Como o nome já diz, é pequena, com pouca faixa de areia, mas com muita natureza. Distante das praias renomadas pelos turistas. Sendo apenas possível acessar por uma longa caminhada ou por carro.
Barra da Tijuca
Em um bairro, um pouco, afastado das atrações turísticas, mas de fácil acesso. Sua praia, de cerca, de 14km de extensão, é ideal para prática de esportes, pedalar na ciclovia com a linda vista da praia, praticar surfe, windsurfe, bodyboarding e até mesmo pesca. Com boa estrutura também para usufruir com tranquilidade o dia de praia.
Dica: possui um píer ao fim da praia, perfeito para admirar a praira, relaxar ou até meso pescar ao com das ondas batendo nas pedras.
Praia dos Bandeirantes
Uma boa praia de 2km de extensão de areia, águas claras e boa estrutura. Ela tem início na Reserva Biológica da Barra da Tijuca e vai até o Pontal de Sernambetiba, chamado de Pontal Tim Maia, em homenagem ao cantor. De maneira geral, seus diversos quiosques contam com uma boa variedade de petiscos e a um preço bem justo, barato comparado a outras praias.
Reserva
Seu nome é devido sua localidade ao longo da Reserva de Marapendi, uma área de proteção ambiental. Com cerca de 8km de extensão, é uma praia linda e tranquila de águas claras, areia fofa e diversos quiosques e barracas que proporcionam uma boa estrutura para aproveitar o dia de praia. Seu acesso não é tão fácil, por não haver transporte público que leve até o local, podendo chegar caminhando pela Praia da Barra ou do Recreio (localizada entre elas), ou através de carro.
Eai, gostou? Então bora fazer um tour pelas praias do Rio?