Conheça o Alfabeto Fonético utilizado na aviação

Desenvolvido pela Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN, em 21 de fevereiro de 1956, o alfabeto fonético da OTAN ganha destaque por ser adotado pelo mundo. Utilizada principalmente na comunicação entre militares, civis, marinheiros e na aviação mundial, ele tem o objetivo de estabelecer uma comunicação mais clara e assertiva.

No caso de pilotos de aeronave, por exemplo, que se comunicam constantemente com a torre de controle em diversos países, precisam identificar sua aeronave através da matricula, que normalmente é algo como PP-ACN. Uma espécie de placa. O comandante ao invés de dizer: "P de pato, P de pato, A de árvore, C de casa e N de Navio", ele utilizará o alfabeto da OTAN para que a comunicação seja clara, independente do lugar no mundo, dessa forma ele e dirá: "Papa Papa Alpha Charlie November". De maneira rápida, internacional, evitando assim erros.

É importante sabermos, que muitas vezes o alfabeto fonético da OTAN é confundido com o alfabeto fonético internacional, mas existe uma grande diferença. O primeiro funciona de uma forma bem simples, identificando cada letra ao alfabeto, como mostramos na tabela acima. Já o alfabeto fonético internacional é um sistema de fonemas, que apresenta o som das letras, este é muito utilizado quando estamos aprendendo algum idioma, por exemplo, a letra “e" da palavra "lençol" pronunciamos /ẽ/.

Agora que você já conhece o famoso alfabeto fonético internacional da OTAN, surpreenda na clareza de uma boa comunicação quando te pedirem para soletrar seu nome.

Gostou do conteúdo deste post? Leia mais abaixo.