Conhecendo Natal, Rio Grande do Norte

Entre praias, dunas e Mata Atlântica, Natal possui tudo para agradar todos os gostos, além de rica gastronomia e vida cultural típica.

Uma curiosidade sobre a região é a origem de seu nome, vinda da data na qual foi fundada, em 25 de dezembro de 1599.

Qual a melhor época de conhecer Natal?

A melhor época para viajar vai de outubro a fevereiro, época de pouquíssimas chuvas, muito sol e calor.

Março e setembro são meses de transição, podendo correr o riscos de ter dias chuvosos.

De abril a agosto é a baixa temporada, com chuvas frequentes.


O que fazer em Natal?

Ponta Negra

Considerado o melhor bairro para se hospedar, pois você encontra de tudo nas proximidades, além de ser uma bela praia. Conta com ótimos restaurantes, bares, vida noturna e fica próximo ao ponto turístico Morro do Careca, podendo até realizar um passeio de Jangalancha e contornar a orla até a praia de Alagamar, onde é possível ver golfinhos e tartarugas.

Dica: Aproveite e conheça as feirinhas do bairro, e ou até mesmo o Shopping do Artesanato Vilarte, perfeito para quem gosta daquelas comprinhas de turista, artesanato e delícias nordestinas.

Farol de Mãe Luiza

Com seus imponentes 37 metros de altura, é um dos cartões postais mais famosos da cidade. Aprecie a bela vista panorâmica de Natal e da Praia da Areia Preta.

Dica: O Farol é aberto para visitas somente aos domingos, das 14h às 17h.

Praia do forte

Linda praia protegida por arrecifes de corais, formando piscinas naturais na maré baixa. Possui esse nome pois junto a praia está localizada a Fortaleza dos Reis Magos, construção histórica que servia para proteger a cidade, e se tornou uma das principais atrações turísticas de Natal (O local está temporariamente fechado a visitantes).

Além da Fortaleza, no caminho até ela você encontrará também, a Ponte Newton Navarro, outro ponto turístico da região.

Praia da Rendinha

Localizada a 3 km do centro. Seu point aqui é conhecer o Mercado público da rendinha e o aquário, o maior aquário do nordeste, com variedade da fauna brasileira, não se limitando apenas a animais aquáticos.

Praia de Cotovelo e a Praia de Pirangi

Localizada no município de Parnamirim, situada a 13km de Ponta Negra. Aqui está localizado o Cajueiro de Pirangi, considerado o maior cajueiro do mundo e também com o título de maior árvore frutífera do mundo. Com mais de 100 anos de existência, cobre uma área de 8.500 metros quadrado. A taxa de visitação é de 10 reais, pagos na entrada local.

Dica: Visite quando a árvore estiver dando frutos e será possível colher os frutos no próprio tronco da árvore.

No entorno do cajueiro, há também uma feira de artesanato e alguns bares e restaurantes.

Passeio de Buggy pelas Dunas de Genipabu

A atração clássica da região, apesar de haver muitas dunas espelhadas pelo território do Rio Grande do Norte, esta é a mais famosa, e fica a 23km do centro de Natal. Aos mais aventureiros, é um ótimo lugar para praticar ski-bunda ou até saltar de tirolesa.

Dica: Caso contrate tour para conhecer este ponto, diversos tours já realizam paradas em outros pontos turísticos, por ser caminho.

Leve dinheiro em espécie porque muitas atrações não aceitam cartão.

Parque das Dunas

Pouco explorada pelos turistas, é a segunda maior reserva florestal do país. Um parque cheio de programações, trilhas no meio da mata, observar diferentes espécies de plantas e admirar belas dunas em frente ao mar.

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

É uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes e possui uma área de visitação.

Mirante da Praia da Tabatinga

Uma parada rápida que vale a pena pelo incrível visual da região, podendo ainda dar uma refrescada rápida nas águas do mar.

Lagoa de Arituba

Diversão completa, com atrativos como caiaque, aero jump, aerobunda, pedalinhos, entre outros. Suas águas são refrescantes, e o visual é lindo, com vegetação ao fundo, formando uma paisagem rústica.

Dica: A Lagoa possui estacionamento gratuito, dependendo do valor gasto em consumação nas barracas.

Praia de Camurupim

Águas calmas e azuis como uma piscina, areia clarinha, e protegida por um arrecife. Aquela praia que vale a pena passar o dia inteiro relaxando e admirando o lugar.

Lagoa do Carcará

Um dos pontos preferidos de muitos turistas. O local chama a atenção por suas águas transparentes e mornas, lugar ideal para toda a família, com estrutura para aproveitar o dia inteiro. Restaurantes, barracas, passeio de quadriciclo, pedalinhos, caiaque e stand up paddle.

Um pequeno ponto negativo é seu acesso um pouco precário e por ter diversos ambulantes abordando para oferecer ajuda, em troca de dinheiro.

Parrachos de Maracajaú

Em natal, as piscinas naturais são chamadas de "parrachos". A 7km da costa da praia de Maracajaú, cerca de 60km do centro de Natal, você encontrará o Parrachos de Maracajaú, uma ótima opção para realizar snorkeling ou até mergulho de cilindro. Conhecida, por muitos, como o Caribe brasileiro, de águas transparentes, mornas e repleta de vida marinha.

Dica: O mergulho pode ser realizado tanto de lancha quanto de catamarã.

Este Parracho é o mais profundo das opções, muitas vezes não dando pé, para isso são oferecidas boias aos passeios.

Parrachos de Perobas

Conhecida também como parrachos do rio do fogo. Uma piscina natural com águas mansas, rasas e azuladas. Boa indicação aos que não sabem nadar, pois apesar de adentrar 5 km da costa de Perobas, nao possui grande profundidade.

Parracho de Pirangi

De profundidade mediana e repleta de vida marinha. Vale a pena conhecer e se encantar.


Sugestão de roteiro caso você queira passar 7 dias neste paraíso

  • Primeiro dia: Chegada, conhecer a Praia de Ponta Negra,city tour (parque das dunas, farol de santa mãe Luiza, morro do careca, centro de lançamento, cajueiro de Pirangi), jantar uma típica comida Potiguar.
  • Segundo dia: Passeio de buggy pelas Dunas de Genipabu.
  • Terceiro dia: Parrachos de Maracajaú ou Parrachos do Rio do Fogo.
  • Quarto dia: Bate-volta para Pipa.
  • Quinto dia: Bate-volta para São Miguel do Gostoso.
  • Sexto dia: Passeio das Águas (Litoral Sul de Natal).
  • Sétimo dia: Mercados de Artesanato e seu retorno.

Dicas gerais ao planejar sua viagem a Natal

Ao organizar sua viagem, você notará que embora seu local de hospedagem seja no centro da capital, muitos pontos turísticos são em regiões vizinhas, necessitando muitas vezes de deslocamento. Nessa caso, as opções são alugar um carro, tours e transfers ou até uber, sendo o último a opção mais cara.

Alugando um carro, não tem mistério, você poderá se deslocar a hora que quiser, aproveitar o tempo que desejar, porém nem todos os pontos turísticos são acessíveis de carro, as vezes, é necessário contratar um buggy ou o passeio de barco a parte. Dependendo de sua disposição e o quanto desejar gastar, indicaríamos a contratação de tours, por ser mais prático, especialmente se é sua primeira viagem ao local :)


Conheça também os outros post sobre Rio Grande do Norte, e aproveite a experiência completa dessa região. E bora conhecer esse paraíso!

Pipa - RN: O que você precisa saber antes de visitar
Pipa faz parte do município de Tibau do Sul, situada no Rio Grande do Norte, a cerca de 85 km de Natal, capital da região. Está entre os balneários
Onde e o que comer no Rio Grande do Norte?
No extremo do Nordeste, Rio Grande do Norte, se concentra uma culinária rica de sabor e cultura, uma mistura harmônica de sabores alemães, portugueses e italianos.