Diário de uma chinesa aprendendo chinês
Começaremos com um novo compilado de posts aqui no blog. Irei compartilhar com vocês, meu diário aprendendo um novo idioma, compartilharei sobre dificuldades, cronologia de aprendizado, dicas, e muito mais. O idioma será: o chinês. Para uns, o idioma mas difícil do mundo.
Para quem não me conhece, me chamo Camila, sou uma das escritoras aqui no blog. Sou brasileira e descendente de chineses. Minha língua materna é o português e o chinês (cantonês).
Ué, mas se já falo chinês, porque irei aprender chinês?
A China é um país muito grande, e possui muitos dialetos, mais de 80, e acreditem, um dialeto não é parecido com o outro, é praticamente um outro idioma. Todos os dialetos são classificados como chinês, então ao compartilhar que fala chinês é importante mencionar qual o dialeto do chinês falado.
Como meus pais nasceram na região de Cantão, Sul da China, nosso dialeto é o cantonês, considerado o segundo mais falado do país depois do dialeto oficial, o Mandarim. Cresci escutando o Mandarim e o Cantonês, mas como eu me comunicava mais com o cantonês com minha família, acabei por não desenvolver o Mandarim.
Como professora, confesso que sou criteriosa na hora da escolha de professores. E nem todo mundo que fala o idioma, pode ser um bom professor do idioma, pois falar e ensinar não é a mesma coisa. Como eu já falo espanhol, busquei por professores de chinês que fossem hispano falantes, para que eu desenvolvesse ainda mais um idioma enquanto eu aprendo outro, mas não precisam ser louquinhos como eu :)
Encontrei um bom professor na Argentina, e realizo os pagamentos por transferência via Wester Union. Uma boa ferramenta que auxilia muito em viagens e em transferências internacionais a uma taxa baixa.
Semana que vêm será nossa primeira aula, e irei compartilhar com vocês o que iremos aprender, dicas, dificuldades, e muito mais, para que vocês aprendam junto comigo!
Bora comigo nessa jornada de aprendizado!