Estudar mestrado na Europa, pelo programa Erasmus Mundus
Para você que deseja realizar uma especialização na Europa, aqui vai uma dica. Existe um programa internacional para colaboração estudantil, chamado Erasmus Mundus. Criado em 2004, e financiado pela Comissão Europeia, permitindo que os estudantes do ensino superior possam ter um aprofundamento nos estudos internacionalmente.
O programa está ofertando algumas bolsas integrais nos próximos semestres. Você pode acessar a lista completa de programas de mestrado Erasmus Mundus com inscrições abertas pelo link: guia Erasmus+. Os prazos do programa geralmente começam no terceiro trimestre de cada ano e vão até o primeiro do ano seguinte.
Além dos intercâmbios estudantis, diversas instituições de ensino superior, inclusive as renomadas do Brasil, como USP, Unesp e UFRJ, mantêm convênios com centros de ensino da Alemanha, Bélgica, Itália, França, Espanha e outros países membros. Além disso, esse intercambio ocorre de ambos os lados, ofertando bolsas a estudantes europeus que buscam estudar no Brasil.
O programa
O tema principal do programa é a educação. O programa foi renomeado para Erasmus+ em 2014, após dez anos de operação. Com um investimento significativo na educação, o projeto tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento sócio econômico da sociedade europeia e, por extensão, de todas as nações participantes.
O Erasmus+ apoia a mobilidade de membros de ONGs cujo objetivo é promover a educação e traz jovens entre 13 e 30 anos para estágios na Europa. Possibilitando também graduação sanduíche, pós-graduação (mestrado completo, mestrado sanduíche, doutorado completo, doutorado sanduíche) e pós-doutorado são todos elegíveis para bolsas de estudo. Além de fornecer recursos para funcionários do governo que atuam na área de educação e têm interesse em compartilhar informações e experiências.
Algumas das opções
Existe um vasto catálogo de opções que permite navegar por uma variedade de programas. Através do site, você pode filtrar os resultados por área de estudo, nações de destino, universidades de destino, duração do programa, e ano de admissão.
Possui programas que contam com aulas em faculdades de diversos países europeus. Com isso, o aluno pode de concluir seu mestrado enquanto continua estudando em três ou mais nações diferentes. Incrível né?
Embora cada programa tenha suas próprias premiações, os brasileiros são admitidos em todos eles como estudantes de nações parceiras. Normalmente, as bolsas dão auxílio-instalação, auxílio-transporte (para quando o programa é realizado em diversos países) e uma bolsa-auxílio mensal, além de custear a mensalidade do curso.
Demais essa dica né? Então bora conferir as opções de cursos e se inscrever!