Lima - Itinerário de um dia
Lima, a capital do Peru, oferece uma variedade de atrações para explorar. No entanto, muitas vezes, é considerada apenas uma parada rápida antes de continuar a viagem. Pensando nisso, apresentamos uma opção de planejamento para aproveitar ao máximo a região, mesmo que seja uma visita breve, pois certamente essa é uma cidade que vale ser explorada.
Dicas para aproveitar a manhã
Comece o dia disfrutando um delicioso café da manhã, para isso, recomendamos o Market 770, que possui um delicioso buffet de café da manhã. Ou você também pode ir ao Crepes & Waffles, que oferece opções típicas e ocidentais que agradam todos os gostos. Após a refeição, pegue um táxi ou Uber para iniciar nosso tour pelo centro histórico de Lima, mais precisamente na Plaza de Armas. Esta praça é cercada pelo Palácio Presidencial, a Catedral de Lima, a Prefeitura de Lima, e diversas lojinhas. O Palácio Presidencial faz a troca de guardas diariamente pela manhã, vale a pena verificar os horários e planejar-se para assistir. A Catedral de Lima abriga um pequeno museu de arte, onde é necessário adquirir um ingresso para visitação, que pode ser obtido no local.
A Plaza San Martín está localizada a apenas cinco quarteirões da Plaza de Armas. Esta praça é ainda maior do que a Plaza de Armas e apresenta muitos prédios antigos em estilo europeu. É uma área movimentada, com tráfego circulando ao redor da praça, e destaca-se pela imponente estátua de San Martín a cavalo no centro.
A Igreja e Convento de San Francisco estão localizados a poucos quarteirões da Plaza de Armas. A principal atração desta igreja são as catacumbas localizadas abaixo de seus pisos. Estima-se que mais de 30.000 pessoas tenham sido enterradas nessas catacumbas. Quando digo "enterradas", significa que os corpos foram depositados em grandes fossos sob a igreja até 1808. As catacumbas foram redescobertas em 1943, quando arqueólogos encontraram montanhas de ossos. A visita à Igreja de São Francisco é feita somente por meio de visitas guiadas, com um pequeno custo. É importante ressaltar que não é permitido tirar fotos no interior, mesmo desativando o flash.
Depois de explorar bem o centro histórico e seus arredores, podemos retornar um pouco ao ponto de partida. Próximo a Miraflores, existem duas Huacas, que significa "sagrado" em quechua, ou seja, são antigas ruínas que costumavam ser templos. Você pode optar por conhecer Huaca Pucllana e/ou Huaca Huallamarca, ambas necessitam de ingresos os quais podem ser comprados no local.
Chegando a hora do almoço, você poderá almoçar no próprio Huaca Pucllana, que possui um bom restaurante com comida típica (às vezes é necessário reservar com antecedência), ou até retornar a Miraflores e almoçar por lá.
Você pode também fazer uma reserva de almoço no Central Restaurante, classificado entre os 6 melhores restaurantes do mundo desde 2015, mas cuidado com o preço.
Dicas para aproveitar a tarde
Ao voltar para Miraflores, mais especificamente para o Parque Kennedy, você ficará surpreso com a quantidade de gatos, dançarinos realizando apresentações ao ar livre, feirinhas e excelentes restaurantes ao redor. Caminhando pelas ruas em direção à costa, você chegará ao próximo destino, o Shopping Larcomar, que possui uma arquitetura encantadora, diversas lojas famosas e uma vista incrível.
Depois de explorar esse shopping único, recomendamos continuar sua caminhada ao longo da orla, pelo complexo de parques chamado El Malecón. Um dos pontos principais desse percurso é o Parque del Amor. Durante o trajeto, você poderá admirar a bela vista do Oceano Pacífico, as falésias da região, além de esculturas e até mesmo pessoas praticando parapente.
Antes do anoitecer, indicamos que você fique no Parque del Amor, lá você terá uma vista perfeita do pôr do sol.
Dicas para aproveitar a noite
Lima possui uma grande variedade de restaurantes incríveis e aqui estão sugestões: Nanka (fusão peruana/mediterrânea), Rigoletto Lima (fusão italiana/peruana), Panchita (culinária peruana) e Sushi Cage (culinária japonesa).
Após o jantar, uma opção interessante é visitar o Circuito Mágico das Águas, no Parque de la Reserva. Recomendamos verificar os dias e horários do espetáculo pela internet. Esse local recebeu um Certificado do Guinness World Records como o maior complexo de fontes em um parque público. O parque abriga diversas fontes, sendo que 13 delas são iluminadas e acompanhadas de música. Se você preferir uma opção mais descontraída para a refeição, há também alguns food trucks disponíveis no local.
Se você estiver interessado em aprender mais sobre Lima ou planeja passar mais de um dia nesta capital maravilhosa, recomendamos que você confira nosso post completo sobre o assunto.
Tem o sonho de viajar, mas o pavor de ter que planejar uma viagem? Nós podemos te ajudar! Envie-nos uma mensagem no instagram e te auxiliaremos nessa jornada :)