O que você precisa sobre o Qatar, o primeiro país do Oriente Médio a sediar uma Copa

O que você precisa sobre o Qatar, o primeiro país do Oriente Médio a sediar uma Copa
Fotografia de @chrisclark808

Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo de futebol masculino será sediada no Oriente Médio. Qatar, considerado um dos menores países do Golfo Pérsico, localizado numa península arábica na Ásia ocidental, Oriente Médio, irá transmitir, do dia 20 de novembro a 18 de dezembro de 2022, os 32 países que estarão em busca do título de campeão da Copa.

O país é famoso pelo seu clima desértico de altas temperaturas, sua arquitetura moderna e futurista. A região promete surpreender os turistas com tecnologia de ponta. Foram gastos até o momento, cerca de US$ 200 bilhões de dólares, em projetos e infraestrutura, para oferecer estádios com ar-condicionado, reorganização e reforma de transporte público aos locais, entre outros.

Um pouco de história

Uma história milenar. Era uma vez… Um território, da península arábica, formado por tribos nômades, que no século XIX, com a ascensão da família Al Thani, ocorreu uma tentativa de formar um Estado, sem sucesso inicialmente. Pouco depois, presenciou ocupações estrangeiras, como do Império Otomano e do Reino Unido. Em 1916, com o desdobramento da Primeira Guerra Mundial, o local foi considerado um protetorado britânico. 55 anos depois, em 1971, o país conquistou sua independência, em relação ao Reino Unido, mas continuou sendo governado pela família Al Thani, que segue sendo a única família que governou até os dias de hoje. E atualmente, corresponde a uma Monarquia absolutista e constitucional :)

Curiosidades

  • O período de realização dos jogos da Copa do Mundo de 2022 foi alterado para novembro e dezembro, para evitar as altas temperaturas da região. Normalmente o evento esportivo acontece entre junho e julho.
  • A sua capital é Doha, local que conta com mais da metade da população do país.
  • Abriga aeroporto mais luxuoso do do mundo, segundo World Airport Awards, o Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha.
  • É considerado uma das nações mais ricas do mundo, principal contribuinte são seus recursos naturais (petróleo e gás natural).
  • O Qatar possui uma das menores cargas tributárias do mundo.
  • Sua língua oficial é o árabe, mas o inglês é a segunda língua falada pelos seus habitantes.
  • Forte influência da religião, o Islã, seguido por 70% da população.
  • Na região, os homens usam a Kandura, uma túnica longa, de cor branca com um lenço, na cabeça, chamado de Ghutra, amarrado com uma corda preta,  Agal. A vestimenta das mulheres é chamada de Abaya, longas vestes pretas usadas por cima de roupas comuns, que são utilizadas apenas em público. Na cabeça, usam um lenço, Sheyla ou hijab. Já as anciãs usam a Burca, cobrindo o rosto e o corpo completamente.

Costumes importantes a saber, antes de entrar no país

  • Proibido o consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos.
  • Proibido fotografar ou filmar pessoas em locais públicos, sem autorização (cidadãos, policiais, prédios militares, embaixadas e do governo…).
  • Proibido demonstração afeto, em público (beijos, por exemplo).

Gostou do conteúdo deste post? Leia mais abaixo.