Pontos turísticos no Qatar, sede da Copa de 2022
Em novembro de 2022, Qtar ou Catar, como também pode ser escrito, irá sediar a Copa do mundo de 2022. Sendo o primeiro país do Oriente Médio a receber este evento, contará também com um grande fluxo de turismo. E para você não perder nadinha desse país peninsular incrível, separamos algumas dicas de lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro.
Souq Waqif, em Doha
Tradicional centro comercial, ótimo ponto para apreciar o melhor do Oriente Médio moderno, mas também com um toque histórico, pois a região preserva ainda muitas características do século XIX. Com lojas de antiguidades, mercado de especiarias, restaurantes típicos, realmente uma mistura do moderno com o tradicional em todos os detalhes.
Museu de Arte Islâmica, em Doha
Concentra a maior coleção de arte islâmica do mundo, com artefatos de três países diferentes, é possível admirar mais de 14 séculos de coleções premiadas, que contam com pinturas, manuscritos, cerâmica, têxteis, vidrarias e trabalhos em metal. Localiza-se em uma ilha artificial, construída especialmente para ele.
Curiosidade: Projetada pelo chinês Leoh Ming Pei, mesmo arquiteto das pirâmides do Louvre (França).
Mia Park, em Doha
Parque anexo ao Museu de Arte Islâmica, construído em meio às águas do mar, oferece uma das melhores vistas da parte histórica da região e ainda do moderno skyline da cidade em West Bay. Conta ainda com carrinhos de golfe que realizam um percurso gratuitamente a visitantes.
Katara Cultural Village, em Doha
É um enorme complexo de entretenimento, cultura, religião, e gastronomia, inaugurado em 2010. O lugar reúne belos templos religiosos, como a mesquita azul e a mesquita dourada, toda revestida com pastilhas banhadas a ouro; belos teatros; salas de concertos; galerias de exposições; sede da Orquestra Filarmônica, que conta com um anfiteatro a céu aberto; diversas opções de restaurantes, shoppings e muito mais. Tudo isso, com instalações tecnológicas de ponta, objetivando se tornar líder mundial em atividades multiculturais.
Corniche, em Doha
Uma calçada à beira-mar de 7km de extensão, rodeada de palmeiras, que liga a parte antiga à parte moderna da capital, um dos pontos preferidos de turistas e locais, ótimo para caminhar admirando a região e praticar esportes.
Dica: Pode-se realizar um passeio de barco pelo famoso mar Catari, bem turístico e tradicional, para desfrutar a linda vista da região pelo horizonte.
The Pearl, em Doha
Localizada na costa de West Bay. É um conjunto de ilhas artificiais, projetada em um antigo local onde mergulhadores buscavam pérolas, por isso o nome, e se visto de cima remete a um colar de pérolas. Um bairro, que funciona como uma mini-cidade, inspirada em Veneza, inclusive com barquinhos que transportam pessoas pelos seus canais. Você encontrará de tudo, com marinas elegantes, e hotéis de luxo renomados, é um ótimo ponto de compras, com variedade de cafés, restaurantes e lazer.
Museu Nacional, em Doha
Projetado pelo francês Jean Nouvel, arquitetado com inspiração na “rosa do deserto”, uma formação mineral que ocorre debaixo das areias do deserto do Qatar, que quando milhares de grãos de areia se juntam formam uma imagem que se assemelha a uma rosa.
O museu abriga 11 galerias que contam a história do país, desde os primeiros povos que viviam no deserto como nômades, passando pela colheita das pérolas e o finalizando no descobrimento do petróleo e gás natural. O tour pelo museu traz experiências sensoriais incríveis pelas suas instalações de alta tecnología.
Curiosidade: O projeto do museu foi tão ousado e original que ganhou o prêmio Agha Khan de arquitetura em 1980.
Mesquita Nacional do Qatar, em Doha
A Mesquita Imam Muhammad Ibn Abdul Wahhab é o principal templo religioso do Qatar. Uma construção colossal, com uma arquitetura marcante de dezenas de cúpulas no teto e um imenso minarete que pode ser visto a longa distância.
Banana Island, em Doha
Uma ilha particular que fica, em média, 20 minutos da capital. Área para quem busca mais sossego. Local que pertence à rede de hotéis Anantara, portanto quem não está hospedado em um dos hotéis, poderá usufruir através de um passe diário. Ideal para quem gosta de aventuras aquáticas, podendo usufruir além de um delicioso mergulho nas suas águas azul-turquesa, também poderá andar de pedalinho ou jet-ski e se divertir nos toboáguas. Há, ainda, a opção de saborear a gastronomia árabe nos restaurantes do local.
Desertos do Qatar
Há vários desertos no Qatar, que atraem os habitantes e turistas para acampar e explorar. Muitos oferecem passeios imperdíveis como praticar stand up no meio do deserto, passeio de camelo, entre outros. Um dos mais conhecidos é ‘Inland Sea’, em Khor Al Adaid, com uma reserva de água onde o mar invade o coração do deserto e dunas em uma espécie de montanha-russa.
Al Zubarah, em Madinat ash Shamal
Situada na Costa ocidental do norte do Catar, representa o primeiro Patrimônio da Humanidade pela UNESCO do país, o Al Zubarah conta com ruínas de uma cidade que foi muito importante na região, que testemunhou uma tradição urbana de cultivo de pérolas que sustentou a região e levou ao desenvolvimento de pequenos estados independentes. Para chegar até lá é necessário dirigir por aproximadamente uma hora desde a capital, Doha.
Praia de Fuwayriţ, em Ash Shamal
Considerada uma das mais belas praias do Catar, fica a aproximadamente 100 km de Doha. Mar raso e tranquilo, ótimo para relaxar. No entanto, a praia costuma ficar fechada para o público em novembro, por ser um dos locais escolhidos para a desova das tartarugas-marinhas.
Purple Island, em Al Khor
Localizada no nordeste do Catar, a uma hora de carro de Doha, a Ilha Bin Ghannam é famosa por suas belezas naturais, flora e fauna exóticas.
Quais as exigências para entrada do país?
Desde 2017 o Qatar não exige mais visto de trânsito para brasileiros. Para o turismo, entretanto, as exigências são: Passaporte com validade, de no mínimo, seis meses, para brasileiros, a permanência é de 30 dias, com possibilidade de prorrogação e de múltiplas entradas;
O Ministério da Saúde do Catar publicou, no dia 27 de outubro de 2022, as novas diretrizes do país, em relação à covid-19, cessando a obrigatoriedade da realização do Test PCR para entrar no país, e também não exige, apenas indica, possuir as vacinas, permitindo a entrada até mesmo dos que optaram por não se vacinarem.
Qual a moeda utilizada?
A moeda oficial é o Rial Catarense (QAR). A cotação é de, em média, QR$1,00 = R$1,50. Mas para o cambio, se indica levar Dólar Americano ou Euro.
Bora arrumar as malas e se aventurar nesse país futurístico! Antes de ir, conheça um pouco mais sobre seus costumes e curiosidades para não passar perrengue.