Tripulante de Cabine: O que você precisa saber antes de se tornar um

Tripulante de Cabine: O que você precisa saber antes de se tornar um
Fotografia de @kellymlacy

Antes de começarmos a falar dessa linda profissão, é importante entender a diferença entre tripulante de cabine, comissário de bordo e aeromoça. Na realidade, todos são sinônimos mas no âmbito profissional se utiliza mais o termo tripulante.

E afinal, o que faz um tripulante de cabine?

Sua função vai além de receber e acomodar os passageiros. Seu principal papel é ser um agente de segurança, responsável pela ordem, conforto e bem-estar durante o voo. Por isso, para exercer a profissão é necessário treinamentos e estudos em primeiros socorros, sobrevivência, combate ao fogo, entre outros.

O que é preciso para me tornar uma comissária?

Segundo a ANAC, os requisitos para fins de obtenção da licença e habilitação, baseados nos parágrafos 63.69, 63.71 e 63.75 do Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA) nº 63 são:

  • Ter completado 18 anos;
  • Possuir Certificado de Conclusão o 2º grau (ensino médio);
  • Ter sido aprovado em exame teórico da ANAC;
  • Possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 2ª classe válido;
  • O candidato deve frequentar um Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC), a fim de cumprir o Programa de Instrução Teórica e Prática estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Voo – Instrução Suplementar nº 141-007

Para mais informações acesse a página do Centros de Instruções homologados pela ANAC.

Em resumo, após concluir o ensino médio e ser maior de 18 anos, deve-se realizar o curso preparatório de comissário de bordo, onde te preparam para a prova da ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil. Durante o curso, o aluno passará por provas teóricas sobre os conteúdos estudados e antes de finalizar o curso, será solicitado o CMA, certificado médico aeronáutico, diversos exames que comprovam sua aptidão física e mental. O CMA é custeado pelo próprio aluno e não é tão barato. Com o certificado em mãos, será o momento das aulas práticas do curso, a famosa sobrevivência. Após ser aprovado em todas essas etapas, você fará a prova teórica da ANAC, 4 blocos de provas, múltipla escolha, com todo o conteúdo estudado no curso. Concluído essas fases, você estará apto aos processos seletivos das companhias aéreas.

No processo seletivo, você passará por entrevistas, curso para trabalhar em uma aeronave específica, estágio, horas de voo de treinamento, até ser finalmente efetivado. É importante observar que esta parte será custeada pela empresa que tem interesse em lhe contratar.

Curiosidade: Você sabia que um tripulante só pode trabalhar nos modelos de aviões nos quais obteve curso e certificação? A aviação preza muito por segurança, então um tripulante só pode trabalhar em um modelo de avião no qual já tenha feito o curso e sido aprovado, pois cada avião possui suas especificidades e é necessário que os trabalhadores conheçam cada parte da aeronave.

Como é o curso de comissário de bordo?

O curso é composto por aulas teóricas e práticas e tem duração de menos de um ano.

O aluno estudará:

Bloco I: Emergência, Sobrevivência, Segurança e Combate ao fogo;

Bloco II: Regulamento da Profissão de Aeronauta, Direito Trabalhista e Sistema da Aviação Civil;

Bloco III: Primeiros Socorros e Saúde;

Bloco IV: Conhecimento Gerais de Aeronaves, Meteorologia e Navegação Aérea.

Extracurriculares: Etiqueta, Postura, Psicologia;

As aulas são intensas, pois prepara para situações inesperadas como acidentes e incidentes aeronáuticos. Após os estudos dos conteúdos teóricos, existe a prática, a sobrevivência na selva e mar. Mas não se preocupe, não é um treinamento para uma "guerra", os alunos apenas aprendem a aplicar muito do que foi aprendido na teoria. Contudo, essa etapa é suficiente para filtrar muitos profissionais, que acabam desistindo da profissão neste momento. Digo, por experiência própria, que é algo muito válido a passarmos nas nossas vidas, agrega e nos prepara para um âmbito diferenciado, mesmo fora do quesito profissional.

Preciso falar outras línguas para ser uma comissária?

Não é um pré-requisito para as companhias brasileiras, mas, quanto mais idiomas se sabe maior será seu diferencial na contratação.

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